22/07/2010  |  Saúde, Truques, Utilidade Pública
A importância do colágeno.
O colágeno é uma proteína muito importante para o nosso organismo, pois é um principal componente protéico da pele, cartilagem e ossos. Dentre os seus benefícios estão: combate a flacidez, enrijecimento dos tecidos da pele, aumento da tonicidade dos músculos, prevenção de estrias e celultites, fortalecimento das unhas e ajuda como coadjuvante nos tratamentos contra o emagrecimento. Maravilha né? O grande problema é que com o passar dos anos (mais precisamente a partir dos 30), nosso corpo dimunui a produção dessa proteína tão fundamental para seu funcionamento, e faz-se mais que importante a reposição do colágeno no nosso organismo, a fim de evitar a perda da elastcidade e firmeza da pele, além do enfraquecimento de tendões e ligamentos.
Essa reposição pode ser feita através de cápsulas e suplementos enriquecidos com a proteína. O mais aconselhado é consultar o médico e pedir orientação para cada caso em especial.
O bom é que existem medidas preventivas que podem ser adotadas por pessoas de todas as idades, como por exemplo, o uso de cremes que contenham a substância e adoção de uma alimentação saudável.
Carnes em geral, possuem uma grande quantidade de proteínas colagenosas,. Os alimentos que contém vitamina C também pois auxilia no processo de cicatrização da pele e atua no processo de produção de colágeno. Já para quem não abre mão das sobremesas após refeições uma boa dica é investir nas gelatinas, que são grande fonte da proteína, além de fazer muito bem para as funções intestinais.

Este post foi sugerido por uma leitora. A partir de agora, abordaremos sempre o tema Saúde no Sutiã de Bolinha. Quer sugerir? Escreva para: sutiadebolinha@hotmail.com

Deixe um comentário em "A importância do colágeno."