17/08/2011  |  Reflexões
Virei blogueira, e agora?!
Por Marcele Neves

Por várias vezes eu pensei em escrever esse post e voltei atrás. Primeiro porque teve uma época que esses textos-reflexão eram constantes nos blogs, segundo porque essa não é a proposta do  Sutiã de Bolinha. Só que de uns tempos pra cá, algumas questões começaram a me incomadar bastante. O termo blogueiro (a) atingiu um patamar pejorativo e o que tem tudo para ser uma das ferramenta  mais democráticas da comunicação (os blogs), pode acabar fechando as suas portas profissionais num piscar de olhos. Resolvi compartilhar com vocês algumas reflexões.

Não se trata de um  manual de bons modos para blogueiras – aliás, quem sou eu pra dizer o que aqui o que é certo ou errado (seria muita pretensão né?) – mas esse tempo (mais pecisamente dois anos)  blogando me fizeram observar algumas coisas que, talvez quem esteja de fora não perceba. Vocês já observaram que a cada dia surgem novos blogs né? E isso é bom ou ruim? Na minha opinião é muito bom! A internet é muito grande, quanto mais canais de comunicação existirem, mais eficiente se dará  essa troca de informações tão saudável proposta pelos blogs. O importante a se observar é a qualidade com que essas informações são ‘jogadas ao vento’, porque já sabe né, caiu na rede é peixe!

Ao contrário do que muita gente pensa, ser blogueira da trabalho sim: não basta apenas selecionar meia dúzia de fotos bonitas e lançar no editor de texto do blog. É importante obedecer uma linha de raciocínio, ter uma opinião formada, se preocupar com o conteúdo, caso contrário seu blog será apenas mais um no meio da multidão. A grande diferença entre blogs antigos e blogs atuais (na minha humilde opinião) é a seguinte: antigamente – isso há uns dois ou três anos atrás – ninguém enxergava os blogs como fonte de renda, profissão. Blogar, seguia à risca a idéia de um diário virtual onde era possível compartilhar idéias sobre os mais diversos assuntos. Hoje, as pessoas que criam um blog, tem como objetivo o bônus que ´ser blogueira´ pode proporcionar: presentes, brindes, eventos, descontos, dinheiro e uma infinidade de coisas que a gente vê por aí.

Daí mais um engano: Ser convidada para eventos bacanas ou receber jabás de tirar o fôlego (que eu saiba) não mede a qualidade do teu blog. A equação é muito simples: as empresas já identifcaram que o público que consome blog é potencial consumidor ou seja, elas querem agregadas à sua marca blogs/blogueiras que se encaixem no perfil do seu produto. E daí se a blogueira em questão é chata e antipática?  Se ela “vende”, se ela é daquelas que quando aparece usando um determinado acessório, no outro dia ele some das prateleiras, pode ter certeza que esta será devidamente prestigiada pelas marcas. Mas não se engane, não se ache a pessoa mais importante do universo quando chegar na sua casa uma caixa lotada de cosméticos “pra testar”; a empresa que gentilmente aceita seu convite de “parceria” ganhará no seu blog um espaço gratuito de divulgação. Moleza né?

Comercializar um blog é uma outra questão bem delicada. É claro que é muito legal e gratificante  ver seu trabalho com o blog sendo reconhecido e as empresas acreditando no seu potencial enquanto ‘formadora de opinião’.  Mas e aí? A partir de agora, você só vai citar no seu blog o nome de uma marca se estiver sendo paga (o) pra isso? Meio contraditório, especialmente se você diz no seu perfil que ‘este é um espaço para compartilhar idéias e achados com as leitoras’.  Cuidado! Vender espaço  é (muito) diferente de vender opinião. Essa última, aliás, é seu grande tesouro se você atua no ramo da Comunicação. Lembre-se que credibilidade é muito importante, independente da carreria que você seguir.

Certa vez eu recebi um email pedindo dicas de como fazer um blog bombar, como conseguir parceiros e seguidores… Na hora nao acreditei, pensei que fosse pegadinha, juro. A resposta foi – e continua sendo:  Não existe regra, nao existe receita para esse ’bolo´… Eu sempre acreditei que, para ter sucesso em alguma coisa você precisa, primeiro, fazê-la com amor e dedicação. A partir do momento que você se dedica inteiramente a um projeto e da o melhor de si por ele, consequentemente, os frutos virão sem que você precise correr alucinadamente atrás deles. Caso contrário a sua boa intenção de ser reconhecida vai por água abaixo.. além de fazer uma coisa mecânica, você acaba impondo sua presença nos lugares (eventos)  e nos blogs. Existe coisa mais chata do que o recadinho: “Oi, sou sua seguidora, me segue também?!”. O ideal é deixar as pessoas livres para que elas descubram e, por consequência, apreciem seu trabalho.

Moral da história, para o texto não ficar muito longo… Blog como ferramenta de comunicação de moda (ou de qualquer outro tema) é uma via de mão dupla: É bom pra quem tem o blog, é bom pra quem contrata ele, já que as empresas têm acreditado cada vez mais na eficiência do marketing digital. O cuidado que você deve ter é a consciência que esta colocando seu nome em jogo e precisa se responsabilizar por aquilo que está escrevendo. Quer fazer um blog? Faça! Mas pesquise, estude, leia, só fale daquilo que tem conhecimento, se coloque no seu lugar, entenda seu público alvo, não copie conteúdo alheio e, acima de tudo tenha educação e bom senso. Você pode até ganhar muito dinheiro e ser uma blogueira mega conhecida, mas existem qualidades e princípios que dinheiro nenhum no mundo compra.

Foto: Reprodução

Deixe um comentário em "Virei blogueira, e agora?!"
  1. Liu
    17/08/2011

    Concordo com vc, fiz blog por diversão e até hoje é assim, não ganho dinheiro com ele, o que ganhei foram boas amizades e muito carinho,não que eu não queira ganhar dinheiro com o blog, se rolar rolou, mas me descabelar por isso, jamais.

    Bjo

  2. Catarine Heiter
    17/08/2011

    Excelente post!!! Concordo contigo e acima de tudo respeito pois antes mesmo de ter um blog, já acompanhava o seu… No caso do Mastigando em Salvador, já vivi cada situação que voce nem faz ideia… teve gente copiando a forma de escrita, as ideias, os lugares que visitamos.. tem uma blogueira que vai atras de todos os nossos seguidores e escreve a famosa frase: ‘estou te seguindo, me segue tambem’.. roubo de conteúdo e de foto já perdi as contas! Enfim, as pessoas querem ter um blog e querem fazer qualquer coisa com ele, nem que para isso precise literalmente copiar os outros (e não se inspirar, o que é bem diferente). Isso termina por criar uma ‘maioria’ sem conteúdo, imatura e que acaba denegrindo a imagem de quem trabalha de verdade e com o coração! Mais uma vez parabens pela postagem.. momento excelente para esta discussão!

    http://www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

  3. Amanda Dragone
    17/08/2011

    Ceeeele! Amei viu? Concordo com tudo. ^^

  4. Danielli Duarte
    17/08/2011

    Oi Marcele :)

    Que post incrível esse seu!
    Sou novata na área de blogar mas, acompanho blogs há três anos e lembro-me bem quando você diz que antigamente os blogs eram diários virtuais e que não existiam tantos blogs de beleza, especificamente. Decidi começar um blog porque amo esse mundo beleza&blog rs.
    Beijo.

    euvouderimel.blogspot.com/

  5. Arrasou, falou tudo. Aliás, esqueceu uma coisinha: quem escreve em blogs tem que ser que nem você: escrever DIREITO, em português correto, elegante e sincero. Um beijão, queridona, amei.

  6. Ritielle Nunes
    17/08/2011

    concordo com você =)

    =*

  7. Carol
    17/08/2011

    Concordo com tudo!!!
    Sempre passo por aqui, mas nunca tinha comentado!! :)
    Beijos
    Carol
    http://colaemmim.com/

  8. vaidadeincomum
    17/08/2011

    Super apoiada! Blog é algo pra você compartilhar seus conhecimentos e não querer ganhar coisas.

    http://vaidadeincomum.wordpress.com/

  9. Klécia Rafaele
    17/08/2011

    Oii Marcelle, muito bom seu post!! Concordo plenamente! Quem se propõe a criar um blog tem que se preocupar com o contéudo, com a qualidade e com a própria imagem! Afinal de contas todas estamos expostas e o que publicamos reflete o que somos.. se nos empenhamos e fazemos tudo com dedicação o retorno do esforço virá sem que precisemos sair pedindo pras pessoas nos seguir!! Eu começei a blogar recentemente e procuro sempre me manter atualizada e cuidadosa com o conteúdo dos meus post! Obrigado pelas dicas!! beijos

    Pink & Chic
    http://pinkechic.blogspot.com

  10. Aninha Varjão
    17/08/2011

    Arrasou Cele….disse tudo e mais um pouco!!!
    Concordo contigo…alias não tem nada pior do que os comentarios pedindo para visitar blog ou para seguir….
    Bjinhux e parabens pelo post!!

  11. Anita
    17/08/2011

    mininaaaa arrasou no texto, concordo em número, gênero e grau com você. Blogueiras não deixem de ler este texto!!!!

  12. Andreia Santana
    17/08/2011

    Excelente texto, Marcele! Muito coerente, muito sensato e extremamente pertinente. O termo blogueira começou a me incomodar também por conta do mau uso da ferramenta que algumas pessoas tem feito e que infelizmente acaba gerando a carga pejorativa que você cita no seu texto. Principalmente nos blogs que falam de moda, comportamento femino e beleza, existe uma tendência atual de concorrência mesquinha, o que é muito triste, porque como você diz, a ferramenta de comunicação é poderosa e a internet é imensa, se ao invés de se degladiar por brindes e convites ou copiar conteúdos de forma deslavada, as blogueiras se unissem, teríamos um impacto profundo na web. De qualquer forma, acredito que as blogueiras sérias, sejam ou não jornalistas ou da área de comunicação em geral (publicidade, marketing e etc), se unem sim, se respeitam e agem com o mínimo de ética e amor por leitores, parceiros e colegas de blogagem. O Sutiã de Bolinha é um exemplo positivo nesse aspecto. No fim das contas, esse mesmo mercado que incentiva a guerra de foice das blogueiras imaturas ou oportunistas, é quem vai fazer a seleção de onde atrelar sua marca. Os leitores então, nem se fala, esses sabem separar joio de trigo. Beijos e sempre que a ocasião permitir, filosofe bastante porque você escreve muito bem!

  13. CLARISSA
    17/08/2011

    Marcele,fiz meu blog tbém por amor a moda,pois sou formada em Direito,mas todos os dias ouço as pessoas me perguntarem qto eu recebo?Que horas escrevo?As pessoas não sabem que é estudo mesmo!Amei o post.E outra conheci já várias de vocês,vc ainda não,mas em breve.Beijos e sucesso!

  14. Neila Bahia
    17/08/2011

    Não vou escrever mais nada, seu texto não necessita de complemento, Ma. Entendo quando vc diz que que relutou em fazer um post desse cunho, afinal virou modinha criticar blogueiros (as), com textos-desabafo que são aclamados twitter a fora, quando, na verdade, muitos deles são escritos por hipócritas que mordem e depois vão lá assoprar, acreditando que não estamos vendo.

    Quando a gente se propõe a fazer algo, inclusive um blog, dá a cara pra bater mesmo… Assim, seguimos.

    Parabéns pelo post, tenha certeza que você conseguiu externar muito bem o sentimento de várias pessoas, inclusive o meu.

    Olha que eu não ia escrever mais nada, né? hahaha

    Bjos.

  15. Dani Freitas
    17/08/2011

    É , amiga, eu acho que estas pessoas que se intitulam blogueiras e não sabem nem do que estão falando ou aquelas que não pesquisam o mínimo e só se satisfazem em receber, receber, receber…podem ter um sucessinho momentâneo, que morre com o tempo. Outra coisa também…estas pessoas atraem a pior audiência. Muitas vezes, melhor menos seguidores, mas seguidores de qualidade.
    Beijão!!!

  16. Olá muito pertinente sua postagem, nesse momento de tantas informações ao mesmo tempo. Creio que é necessário filtrar o que vamos ler e dar ibope. Gosto de blogar. Não quero ganhar dinheiro. Meu bloog é bem diferente do seu, mas temo seu valor. Admiro muito o trabalho das blogueiras que acompanho. Parabéns!
    bjão

  17. Nossa, concordo com você totalmente! Já recebi vários e-mails assim, e respondi praticamente a mesma coisa que a sua. Tenho o blog há pouco mais de 1 ano, no começo foi totalmente despretensioso, depois foi atingindo um público maior e eu fiquei muito feliz com isso. De uns tempos pra cá, as minhas leitoras viraram blogueiras e agora vão de blog em blog com comentários desse tipo ‘Me segue também..’ que eu vejo vários blogs por ai, quase uma afronta, quase uma piada realmente, que chegam a tem 100 poucos comentários e parceiros até razoáveis..

    Ultimamente tem tanto blog assim por ai, que só porque a blogueira, ao invés de se preocupar com o conteúdo do blog, sai em outros blogs comentando loucamente em toda a internet.

    Confesso que acho meio chato isso, mas fazer o quê? Com essa onda de blogs vieram muitos legais e isso que importa.

    Não acompanhava seu blog, mas hoje conheci através de uma Blogroll. Adorei, gostei dos seus textos, são leves e muito interativos, parabéns!

    Beijos.

  18. Vanessa
    18/08/2011

    Oi Marcele!!

    Gostei muito da sua postagem!
    Quando resolvi fazer um blog,decidi que só faria realmente se fosse bem feito…uma coisa só minha e que utilizo para me aprimorar cada vez mais com as novas ferramentas de comunicação.O engraçado é que quando as pessoas vêem que o blog tá ganhando parcerias,ficam fazendo a crucial pergunta de quanto vc ganha,não tem jeito..rs..eu respondo,muito conhecimento,várias amizades e que isso para mim não tem preço.E outras me perguntam,qual o segredo e eu respondo um só:fazer com amor…não existe uma fórmula mágica.

    beijos

  19. Quem sou eu
    18/08/2011

    Oi leeeenda,
    É a primeira vez que entro no seu blog e gostei muito!
    A-mei o texto! Esclarecedor e delicioso de ler!Parabéns!

  20. Mais Bonita
    23/08/2011

    Poxa Cele, incrível! Você conseguiu traduzir em palavras tudas as aflições e certezas de se produzir um Blog. Não importa se é para desabafos, moda, compras…enfim, acho que o Blog tornou-se uma ferramenta de utilidade pública e de acesso rápido e é claro, sempre inovador! Beijos queridaaaa

  21. Mamah Vivas
    28/08/2011

    Falou tudo Cele! Um beijo, Má

  22. Gabi Uchôa
    01/10/2011

    Oii Marcele!
    Achei seu blog no GM e adorei esse post!
    Acabei de criar um blog e estou repensando em várias coisas depois que li seu post. E acho que vai me ajudar muito com o meu blog.

  23. Anonymous
    28/08/2012

    Super lindo aqui, amo tudo relacionado a beleza. Gostei muito do blog e resolvi seguir. Meus parabéns pelo trabalho :)
    sou nova e estou começando agora, não tem muito conteúdo. Mas se quiser dá uma olhada:
    http://kethlenlanna.wordpress.com ficarei feliz em ter sua presença lá.
    Tenha um ótimo dia, voltarei para ver os próximos posts :)