27/01/2014  |  Comportamento, Compras, Cuidados, Destaques
Oniomania: Compulsão por compras tem nome!

Esta matéria já foi postada no SB anteriormente*

onionania

A grande oferta de consumo a que somos submetidos, o crédito facilitado e as promoções do varejo são  algumas das grandes armadilhas para a Oniomania, doença que cresce a cada dia no Brasil e tem como principal característica o consumo compulsivo, irresponsável.  Pessoas que compram compulsivamente, estouram o orçamento com frequência e/ou possuem um desejo incontrolável de gastar, podem ser portadoras da doença, que é causada por uma conjunção de fatores biológicos e psicológicos.

Como tratar?
Antes de qualquer coisa, é  fundamental que a pessoa reconheça que esta doente e precisa de ajuda. O oniomaníco é visto como um viciado em compras, do mesmo jeito em que os viciados em álcool ou drogas, e como não existe um medicamento que combata o desejo cumpulsivo de fazer compras, a melhor forma de tratar o problema é por meio da psicoterapia, além da necessidade de frequentar grupos de auto-ajuda com o D.A. (Devedores Anônimos, criado no Brasil em 1997, seguindo a mesma filosofia dos Alcoolicos Anônimos.) No caso de pessoas que desenvolvem paralelamente um quadro de depressão, o tratamento secundário e feito a base de antidepressivos.

oniomania2

Outras informações:

Ainda não existem dados estatísticos sobre o tema no país, pesquisas apontam as mulheres como principal grupo de risco para a desenvolver a doença. A proporção é de quatro mulheres para cada homem com Oniomania.  A idade média de início da doença é aos 18 anos, no entanto o comportamento só é percebido como problemático 10 anos mais tarde, geralmente quando os gastos compulsivos começam a prejudicar a situação financeira não só da pessoa, como de sua família.

 

Fotos: Reprodução | Fonte: Google

 

Deixe um comentário em "Oniomania: Compulsão por compras tem nome!"