30/06/2015  |  Ações, Campanhas, Comportamento, Destaques, Ensaios, Fotografia
Projeto Identidade: A representatividade do negro na sociedade

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mais da metade da população brasileira se declara preta ou parda, mesmo assim ainda há dificuldade em encontrar referências negras associadas a uma imagem positiva seja na televisão, na publicidades ou em fatos cotidianos. Como reconhecer como positivo, bonito aquilo que não vemos na TV, no cinema, nos livros? Assim nasceu o Projeto Identidade, idealizado por Noemia Oliveira e Orlando Caldeira e clicado por Guilherme Silva, da ânsia de propor uma reflexão sobre os valores estéticos impostos na sociedade utilizando para isto a força da imagem.

noemia

{Noemia e Orlando, idealizadores do Projeto Identidade}

Trata-se de um trabalho que pretende viabilizar o reconhecimento da figura negra como possibilidade potente do belo,tendo também como intuito propor uma reflexão dos danos que a “invisibilidade” do negro pode trazer para a formação de uma sociedade democrática. Na exposição fotográfica, celebridades e anônimos encarnam ícones populares (originalmente brancos) representados por pessoas negras. Veja alguns exemplos:

projetoidentidade
projetoidentidade2

As fotos foram feitas no final do ano passado e estiveram expostas no SESC Madureira (RJ) durante o mês de fevereiro de 2015. A ideia é que a exposição se torne itinerante, levando para diversos lugares do Brasil a importância da representatividade, garantindo uma sociedade que se respeite, que se assuma e se represente em diversidade.

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário em "Projeto Identidade: A representatividade do negro na sociedade"